quarta-feira, 25 de março de 2015

O Adulto e o Self


"É preciso ter coragem para crescer e se tornar quem você realmente é.” - E. E. Cummings

Ao meu ver, o processo terapêutico deve ajudar a nos tornarmos adultos e quem realmente somos, assim como a frase descreve.

O ADULTO

Um adulto cuida de si mesmo, toma suas próprias decisões e conhece seus limites. Um adulto tem auto-estima, cuida de sua criança interna e sabe onde quer chegar. Um relacionamento afetivo só pode ser saudável se tivermos dois adultos se relacionando, compartilhando uma vida. Um sistema familiar saudável requer que os pais sejam adultos e vivam por meio do seu adulto, senão o filho já chega tomando as decisões, conduzindo a família, e o papel de uma criança no sistema familiar é brincar, aprender, se divertir e não carregar a responsabilidade pelo bem-estar de toda sua família. Uma criança vai aprender a ser adulto observando como seus pais, seus cuidadores, suas referências olham para a vida. A vida profissional deve precisa ser encarada no adulto, pois temos que tomar decisões, lidar com dinheiro, saber negociar, todas características presentes no adulto. Até um relacionamento consigo mesmo deve ser centrado no adulto, pois enquanto adulto tenho que cuidar da minha criança interna, cuidar de mim mesmo e conhecer toda a minha potência, minhas qualidades e particularidades e também devo conhecer minhas limitações, meus defeitos, os pontos a serem trabalhados. Devo conhecer minha potência, minhas qualidade e particularidades sem exageros, sem acreditar que sou invencível e não preciso de ninguém, pois esses são delírios de uma criança poderosa, não a visão de um adulto. Também devo conhecer minhas limitações, meus defeitos, os pontos a serem trabalhados sem dramatizar e me inferiorizar, pois essas são atitudes de uma criança vitimizada.

QUEM REALMENTE SOMOS - SELF

Ao mesmo tempo, somente alguém que conhece a si mesmo pode tomar decisões e seguir para a vida de forma consciente. “Quando eu não sei quem sou, deixo que o outro faça de mim o que ele quiser” (autor desconhecido) é uma frase que resume bem o que vou dizer. Quando uma pessoa não se conhece, não alcançou o seu self, ela acaba conduzindo sua vida baseada nas expectativas de outras pessoas: familiares, amigos, cônjuges, etc. A busca de quem somos realmente, é fundamental para termos uma vida plena e saudável. Somente nos conhecendo, podemos tomar decisões de forma mais coerente, sem nos deixarmos guiar somente pelo inconsciente e por conteúdos não revelados. Sabendo quem somos, temos real noção de nossa potência e então podemos traçar como seguir nossa vida, aproveitando o que temos de melhor e trabalhando o que ainda temos para melhorar.

Somente sendo adultos e quem realmente somos, podemos olhar para a vida de forma saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário